top of page
Buscar
  • Foto do escritorSustentare Júnior

Tecnologia, amiga ou inimiga?


A pandemia mudou diversos aspectos de nossa vida cotidiana e também revelou um grande aliado dos dias atuais: a tecnologia. Foi somente através da internet, dos demais meios de comunicação e de aparatos tecnológicos que muitos trabalhos puderam continuar a ser realizados de forma remota. Em relação ao meio ambiente, há quem diga que a tecnologia é inimiga da natureza, entretanto ela pode, na verdade, ser nossa grande aliada no combate às mudanças climáticas.

Em 2019, segundo o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) foram emitidas cerca de 78 milhões de toneladas de gás carbônico no estado de São Paulo para geração de energia. Os painéis solares são uma grande inovação que auxiliam a diminuir nossa emissão de carbono nesse aspecto, já que utiliza a luz solar para gerar energia elétrica. Além do sol, algumas outras fontes de energia limpa são o vento (energia eólica), as ondas do mar (energia maremotriz) e o calor proveniente do centro da terra (geotérmica).

Outro grande fator que agrava o aquecimento global é a agropecuária. Segundo a mesma fonte (SEEG), em 2019 o setor foi responsável por 73% da emissão de CO2 do Brasil. Avanços científicos permitiram melhorar a eficiência da produção, aumentando a quantidade e qualidade dos produtos, enquanto diminui as perdas. Com isso, pode-se produzir muito mais, ocupando o mesmo espaço. Também estudam-se maneiras de minimizar os impactos ambientais causados pelo setor, através da adubação com compostos naturais, no lugar de fertilizantes e pesticidas químicos.

Ademais, a popularização de veículos elétricos, como carros e ônibus elétricos também contribuem para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, além de diminuir a formação de ilhas de calor. Neste caso, o ideal é que a fonte de abastecimento desses veículos seja limpa. Do mesmo modo, o jardim vertical, as paredes e telhados verdes trazem mais espaços verdes para a cidade, auxiliando no controle da temperatura dos centros urbanos.

Por fim, podemos ver que estamos cercados por tecnologia e quando aplicada corretamente, torna-se uma grande ferramenta para o combate às mudanças climáticas. Contudo, o cuidado com o planeta não se restringe somente aos desenvolvedores desses produtos. Cabe a cada cidadão buscar maneiras de diminuir seu impacto no meio ambiente, seja adotando o uso de painéis solares, reduzindo seu consumo de carne ou comprando-a de produtores conscientes, optando pelo transporte coletivo ou cobrando mais medidas verdes de seus governantes.

76 visualizações0 comentário
bottom of page